Para que serve um site?

No início da Internet, criar um site não era considerado um investimento e sim como um luxo desnecessário, mas atualmente com as inúmeras facilidades e custos reduzidos, já existem milhões de sites espalhados pelo mundo todo.

No entanto, a pergunta que fica é: para que serve um site? Por qual motivo as empresas ou organizações criam e mantém um site?

Primeiramente, vamos identificar alguns dos tipos mais comuns de sites que existem na internet.

Site Institucional

para-que-serve-um-site-internetO site é como um escritório virtual, um ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores e recrutamento de funcionários, permitindo exibir instruções de uso, FAQs, realizar pesquisas, coletar sugestões e críticas, divulgar eventos, entre outros.

Também utilizado como um instrumento de publicidade, divulgando a marca ou empresa, exibindo portfólio, captando novos clientes e sendo um cartão de visitas online.

Catálogo Eletrônico

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Além do propósito institucional, o site é utilizado para exibir os produtos ou serviços oferecidos, podendo ser acessados a qualquer hora e atualizados conforme a necessidade, e eliminando custos de impressão e envio. Ainda podem integrar um sistema de pedidos e de orçamentos para que seja trabalhado pela equipe de vendas.

Loja Virtual

para-que-serve-um-site-carrinhoNeste caso, além de apresentar os produtos ou serviços oferecidos, ainda permite que a venda seja concretizada sem a interação direta de um vendedor, sendo que o pagamento, o cálculo do valor do frete, prazo e forma de entrega são realizados de forma eletrônica. Pode também incluir um sistema de controle de estoque e gestão de clientes.

Site de Publicações

para-que-serve-um-site-blogJornais, revistas e agências de notícias utilizam a Internet para veicular notícias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivíduos comuns também publicam informações na Internet, por meio de blogs, podcasts e videocasts.

Sistemas Personalizados

para-que-serve-um-site-sistema-personalizadoExistem sites cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicações de desktop e utilizando o navegador da Internet. Como exemplo, podemos citar planilhas, agendas, sistemas que implementam processos de negócio de uma empresa, diretório de serviços, redes sociais, entre outros.

Para que serve um site?

Deixando de lado os sites de uso pessoal e sistemas personalizados para focar em questões comerciais de maior utilização, podemos identificar os seguintes objetivos:

  • Descrever expertise
  • Construir reputação
  • Captação de clientes
  • Nutrir vendas

Descrever Expertise

O que você faz? Pra quem você trabalha? Como você faz?

Responder estas perguntas é o que descreve a expertise. O primeiro objetivo do seu site é articular de forma clara a sua posição, quais são seus clientes, e a qual é a sua abordagem. Se não for feito de forma eficaz, muito dificilmente alguém que sabe o que quer será convencido a adquirir seus serviços ou soluções.

Enquanto que descrever sua expertise é essencial e o principal para todo conteúdo que produza, o trabalho de seu site não termina aqui. Caso contrário, será apenas mais uma brochura digital, sem nenhum engajamento.

Construir Reputação

Um bom conteúdo é o primeiro passo para construir uma boa e forte reputação. No entanto, sem um pouco de trabalho braçal, talvez não obtenha os resultados que almeja.

para-que-serve-um-site-seoHá muito conteúdo online atualmente para que você deposite todas as fichas apenas na estratégia de publicação de conteúdo. Aliado a isso, é necessário que seu conteúdo seja encontrado por mecanismos de busca, como o Google e Bing. E para isso, é necessário utilizar técnicas de SEO, ou search engine optimization (otimização para mecanismos de busca), para que o seu precioso conteúdo seja encontrado em buscas por palavras e frases relevantes ao nicho do seu negócio. Além de buscas localizadas para a região de interesse (não adianta exibir um pet shop para o mundo inteiro, já que, com raras exceções, ninguém vai levar o animal de estimação para o outro lado do mundo).

E mesmo com o conteúdo otimizado para SEO, e com um trabalho contínuo de elevar o PageRank (métrica utilizada pelo Google para ordenar e determinar a relevância de uma página), é apenas uma peça do quebra cabeça. Como as buscas estão cada vez mais personalizadas, é necessário dar mais atenção para o engajamento em outros lugares, como as redes sociais (Facebook, Google+, Twitter, Linkedin, YouTube), eventos e mídias tradicionais (jornais, revistas, rádio e TV) de acordo com o que fizer mais sentido a sua empresa ou negócio. Seus concorrentes já o estão fazendo…

para-que-serve-um-site-redes-sociaisAs redes sociais, palestras e mídias tradicionais são muito melhores para aprofundar e espalhar sua reputação do que o seu site sozinho. Porém, se alguém se interessar por alguma de suas palestras, algo que escreveu em um jornal de mercado, falou em um evento, ou publicou em uma rede social, e quiser saber mais sobre você ou sua empresa, naturalmente irá procurar em seu site. E ao visitarem o seu site com apetite por mais conteúdo, é melhor estar preparado, não é mesmo?

E uma boa reputação não gera automaticamente uma venda. Pode deixar alguém interessado, porém, sozinho, não irá transformar um fã em um cliente. Você precisa guiá-lo para esta transição. Este é um dos papéis do seu site.

Captação de clientes

Digamos que um visitante leia sobre a sua expertise, navegue por seu conteúdo, e ficou realmente interessado em seu produto ou serviço. Como esse potencial cliente pode contratá-lo ou adquirir seu produto? Seu site permite fazê-lo?

para-que-serve-um-site-newsletterSeu site necessita de calls-to-action (chamadas à ação, numa tradução livre), que de forma simples e clara, incentiva o interessado a tomar uma ação. Independentemente de qual fase do ciclo de compras está.

Se o visitante ainda não estiver pronto para realizar a compra, o call-to-action pode ser um convite para ler um conteúdo relacionado, relevante, ou mesmo para assinar sua newsletter (boletim informativo), participar de um seminário, etc.

para-que-serve-um-site-orcamentoNo caso em que o visitante já estiver pronto para realizar a compra, essa chamada pode ser para um contato direto, uma reunião, receber um orçamento, ou qualquer que seja o primeiro passo para contratar o seu serviço.

Esse visitante interessado e engajado que respondeu ao seu call-to-action é agora um prospecto real, um cliente em potencial! Sem uma chamada para ação, não passa de um mero visitante.

Nutrir vendas

Digamos que esse potencial cliente entra em contato com você. E sua equipe de vendas já possui um plano para abordá-lo. Não suponha que o trabalho do seu site está no fim. De forma alguma!

Todo o conteúdo do site ainda está fazendo seu papel na tomada de decisão do seu prospecto. O problema é que esse papel é invisível para você. Quais páginas e conteúdos está consumindo para decidir se o negócio será fechado ou não? Qual conteúdo permitiu, ou não, o sucesso? Qual campanha de marketing deu resultado? Em qual fase do processo de vendas esse prospecto está? Como analisar tudo isso?

para-que-serve-um-site-analisePara tornar tudo isso possível, é necessário integrar ferramentas de análise do comportamento de seus visitantes, e uma ferramenta de CRM (customer relationshop management – gestão de relacionamento de clientes). Através delas, é possível saber onde estão os acertos, e onde melhorar para que seus visitantes tornem-se clientes.

O desafio

para-que-serve-um-site-caixaCada um desses objetivos precisa de um trabalho duro e está construído um em cima do outro. O último passo, de nutrir vendas, exige um trabalho técnico mais elevado e um processo de vendas consolidado que esteja integrado à ferramenta de CRM. Não é algo que pode ser facilmente implementado se os objetivos anteriores não estiverem cumpridos, mas esse é o desafio para que o seu site seja um sistema de conversão.

Ainda não possui um site?

 

Referências:

https://www.newfangled.com/why-do-you-have-a-website/
https://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank

2017-09-13T11:48:12-03:00

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Sobre o Autor:

Engenheiro de computação graduado pela Poli-USP, é responsável pelo gerenciamento de projetos, arquitetura de software, e decisões tecnológicas. Mantém os servidores web na nuvem com foco na segurança e disponibilidade da informação.

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