Como criar um clube de assinatura?

É preciso mais que uma boa idéia para criar um clube de assinatura de sucesso. Desde a plataforma tecnológica que vai suportar o negócio até a escolha do melhor operador logístico, cada detalhe é importante. Por isso elaboramos esse guia completo para quem quer acertar em sua empreitada de montar seu próprio clube de assinaturas.

Clube de assinaturas

Clube de Assinaturas

  1. Porque Criar um Clube de Assinatura?
  2. Escolhendo o Nicho de Seu Clube de Assinaturas
  3. Como saber se meu clube de assinaturas vai dar certo?
  4. Clubes de Assinatura de Sucesso
  5. Plataforma Tecnológica Para Clubes de Assinaturas
  6. Plugin WordPress para Clube de Assinatura
  7. Pagamento Recorrente Integrado com PagSeguro

Porque Criar um Clube de Assinatura?

Não podemos ignorar o sucesso do modelo de negócio de clubes de assinatura. Em todo o mundo novas empresas veem apostando nesse modelo de negócio para incrementar a receita da venda tradicional ou mesmo para criar negócios totalmente novos.

Existem inúmeros motivos para montar um clube de assinatura. No entanto é possível destacar esses 3 principais benefícios de um clube de assinatura para o sucesso da saúde financeira de uma empresa: receita previsível, pagamento antecipado e operação simplificada.

  • Receita previsível

Com um contrato de pagamento recorrente a um preço fixo fica mais fácil calcular o lucro de cada cliente ao longo do tempo e os custo de aquisição de um novo cliente.

Um contrato recorrente não significa que oferecer um ótimo serviço e garanti a satisfação do cliente não seja mais necessário, mas ajuda a manter a empresa lucrativa.

  • Pagamento antecipado

É comum oferecer um bom desconto no pagamento adiantado de planos de 6 a 12 meses. Esse capital adiantado pode ser reinvestido em marketing para aumentar a o número de assinantes. É uma ótima maneira de conseguir o capital necessário para investir em marketing e ao mesmo tempo fidelizar alguns clientes co contratos mais longos.

  • Operação simplificada

A operação logística é simplificada pois muitas vezes se trata de apenas 1 tipo de produto que ser faturado e despachado apenas 1 vez por mês. Mesmo quando há mais de 1 pacote de assinatura, o processo costuma ser muito mais padronizado que em uma loja virtual com carrinho de compras.

É muito mais fácil e barato vender para um cliente antigo que vender para um cliente novo. A maior parte da receita de um negócio de sucesso vem de clientes que compram mais de uma vez. Clube de assinatura é a estratégia ideal para conquistar clientes recorrentes. Clientes que fazem pagamentos recorrentes aumentam a receita, e também aumenta a previsibilidade dessa receita. Saber que assinantes do clube vão renovar o serviço também melhora o fluxo de caixa e controle de estoque da empresa.

O estilo de vida moderno busca serviços com cada vez mais comodidade. A Netflix, por exemplo, faz sucesso oferecendo a comodidade não encontrada no antigo modelo de venda e aluguel de filmes. Adotar um modelo de Clube de Assinatura pode ser o caminho para transformar seus produtos em serviços e lucrar com essa oferta de comodidade. Se seu produto é uma necessidade recorrente, porque não lucrar com a venda recorrente em forma de serviço por assinatua?

Clube de assinaturas também é uma boa estratégia para serviços de curadoria de um especialista em determinado assunto. Melhor que vendedor de vinhos seria se posicionar como um Sommelier e fazer a seleção dos vinhos para seus assinantes. Fazendo isso, o negócio deixa de ser apenas um ponto de venda e passa a ser um serviços de recomendações especialista para assinantes de um clube exclusivo. Preço e qualidade também são importantes, mas algumas pessoas também querem a exclusividade que um serviço de “Sommelier” oferece.

Escolhendo o Nicho do Seu Clube de Assinaturas

Um clube de assinatura deve focar em um grupo de pessoas unidas por uma paixão em comum. Paixão por vinhos, cerveja, produtos de beleza, comida saudável, livros, não importa qual o nicho, o mais importante é encontrar esse grupo de pessoas prontas para celebrar suas paixões com produtos ou experiências por assinatura.

A escolha do mercado é decisiva para o sucesso do clube de assinatura.

Precisa de inspiração para escolher o seu clube de assinatura? Confira essa lista de idéias de clubes de assinatura que você pode começar hoje mesmo:

  • Kits educacionais no estilo “faça você mesmo”

Imagine como as crianças ficariam felizes em receber periodicamente um kit com todas as partes e instruções para montar seu próprio brinquedo. Pode ser um modelo de carro em miniatura ou algo mais tecnológico como um carrinho de controle remoto. Os pais também adoram essas idéias que ajudam na educação das crianças.

  • Livros

Livros é categoria bastante popular entre clubes de assinatura, mas sempre há espaço pra mais um. Basta encontrar o nicho correto e oferecer um serviço de curadoria especializado. Se você sempre compra livros sobre o mesmo assunto, já tem uma bom ponto de partida para transformar todo esse conhecimento em um clube de assinatura.

  • Kits para montar bijuterias

Quem gosta de artesanato adora começar um projeto novo, mas geralmente os materiais são vendidos em grandes quantidades para produção em série. A idéia aqui é oferecer kits com instruções e todo o material necessário para apenas uma peça, afinal qual a mulher que não gosta de uma biju nova?

  • Discos de vinil

Lembra dos discos de vinil? Pois é, muita gente ainda investe em aparelhos e colecionam essas preciosidades mesmo em tempos de Spotify. A venda de discos de vinil nunca esteve tão em alta nos últimos 30 anos. Da mesma forma que os livros, aqui o trabalho de curadoria é fundamental.

  • Kits para tricô e crochê

Pessoas que fazem tricô e crochê adoram descobrir novos materiais e técnicas para aperfeiçoar suas peças. Se você já é conhecida pelo seu talento no tricô ou crochê pode aproveitar essa fama para vender kits por assinatura.

  • Origami

Envie todos os meses um desafio novo de origami com material e instruções. Depois dobre as notas de dinheiro que ganhar com seu clube de assinaturas de origami.

  • Brinquedos educacionais para crianças

Existem diversos clubes de assinatura com produtos para crianças. Kit de experimentos cientificas ou brinquedo que ajuda na aprendizagem de um novo idioma são algumas idéias, o limite é a sua imaginação.

  • Insumos para fabricação de cerveja

A receita parece simples: agua, malte, levedura e lúpulo, mas a grande variedade desses insumos é o que atrai os cervejeiros a fazerem sua própria cerveja. E depois da melhor parte que é beber, é preciso fazer mais cerveja! Perfeito para um clube de assinatura.

  • Gastronomia e culinária

Já existem  algumas empresas oferecendo assinatura de gastronomia ou culinária onde o assinante recebe uma receita e ingredientes frescos para preparar a própria refeição. Mas não se engane que esse mercado já está esgotado. Basta escolher um estilo de cozinha diferenciado em uma região geográfica pouco atendida que seus concorrentes não vão incomodar.

  • Chocolate

Se você já vende chocolate, então você deve oferecer chocolate por assinatura. Quem ama chocolate sempre vai querer mais chocolate, e quem não ama chocolate?

  • Café

Café é uma grande oportunidade de negócio mas já existem grandes empresas atuando. Se você já está no negócio de café gurmet então deve aproveitar as vantagens de montar um clube de assinatura, mas não é um mercado para novatos.

  • Chá

Chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás somente da água. Da mesma forma que o café, admiradores de chá tem dificuldade de encontrar produtos de qualidade como importados, orgânicos e variedades raras. Um clube de assinaturas de chá parece ser a forma perfeita para periodicamente repor o estoque desse público consumidor de chás e infusões.

  • Cerveja, vinho e outras bebidas

Clube de vinhos não são novidades, na década de 70 já era possível encontrar clubes de vinho nos Estados Unidos. Mas com a popularização recente do modelo de assinatura para produtos diversos, não demorou para  que clubes de cerveja e outras bebidas também ganhassem espaço. Hoje em dia para se diferenciar nesse mercado é preciso fazer algo diferente. Pacotes com queijos e petiscos para acompanhar as bebidas é uma estratégia que pode dar certo, assim como o foco em bebidas de nichos como vinhos regionais ou de produção orgânica. Quem deseja empreender em clube de assinaturas de bebidas também deve encontrar um operador logístico que aceite transportar bebidas. Não deixe os desafios e concorrentes te desanimar, a pesar das dificuldades esse continua sendo um grande mercado.

  • Charutos

O mercado de Charutos movimenta grandes valores e tem consumidores dispostos a fazer compras recorrentes. Parecido com o mercado de vinhos, aqui é preciso caprichar na escolha especializada dos produtos que na maioria são importados.

  • Fan clube

Fans clubes estão repletos de pessoas dispostas a colecionar tudo sobre o seu ídolo, time do coração ou programa de TV preferidos. Pergunte para um torcedor roxo se ele não gostaria de receber uma caixa com camiseta, boné, broches, adesivos e até ingressos para ver o seu time do coração. Se você já faz parte da organização de algum fan clube pode oferecer um pacote mensal com lembrancinhas e aumentar o engajamento dos fans e a quantidade de associados.

  • Acessórios para Pets

Quem gosta de pets adora presentear seu bichinho com brinquedo, roupinha e petiscos. E se o mercado de clubes de assinatura para cachorros já está saturado, porque não apostar em outros bichanos como gatos, pássaros, peixes, etc.
Veja um exemplo de Clube de Assinaturas para Pet Shop.

  • Ração para Pets

Um cachorro ou gato pode viver mais de 10 anos e durante todo o tempo de vida vai precisar comer. Um clube de assinatura de ração é uma boa estratégia de fidelização para uma pet shop. Se a pet shop for aquela de atuação regional pode muito bem oferecer frete grátis na entrega periódica de ração para clientes do bairro. Adicionar um agrado como aperitivo ou brinquedinho junto ao pacote de ração vai deixar o bichinho e seu dono felizes com a surpresa.

  • Banho e tosa de Pets

Brasil é o segundo país no mundo com maior número de cachorros. Muitos bichanos vivem em apartamentos ou dentro de casa e precisam estar com a limpeza em dia para conviverem no mesmo ambiente da família. Banhos e tosas frequentes são quase obrigatórios e perfeitos para um negócio de clube de assinaturas. Ainda é possível incrementar a assinatura com pacotes que incluem a ração e o serviço de leva e traz. Nunca foi tão fácil cuidar de um cachorro.

  • Vitaminas e suplementos

Será que aquele seu amigo fitness que compra potes enormes de suplementos não ia gostar de receber em casa tudo que ele precisa para melhorar a performance? Atividade física é algo que todos deveriam praticar pelo resto da vida. Quem leva o estilo fitness de vida a sério vai precisar comprar suplementos para muitos meses ou até mesmo anos de treino, público perfeito para um clube de assinatura.

  • Produtos de limpeza

Todo mundo precisa de produtos de limpeza, e os supermercados estão repletos de opções de marcas famosas. Mas produtos diferenciados como sustentáveis, biodegradáveis, sem químicos que causam alergia e que não fazem teste com animais podem ser um nicho perfeito para um clube de assinatura.

  • Lava jato

Como diz aquela propaganda do posto Ipiranga, o brasileiro adora carro. Tem gente que não suporta ver o seu carro sujo e sempre está atrás de uma boa oferta de serviço lava jato. Diferente de produtos de assinatura que são enviados pelo correio, lava jato é um serviço regional. Se o seu lava jato fica perto de um escritório com um grande estacionamento nem precisa procurar por clientes novos, basta oferecer um plano de assinatura.

  • Lavanderia

Existem dois tipos de clientes de lavanderia. O primeiro tipo usa o serviço esporadicamente para roupas especiais ou outras peças difíceis de lavar. O segundo tipo precisa de um serviço periódico de lavagem para todas as suas roupas e está disposto a contratar um plano mensal de lavagem em troca de comodidade e roupa limpa. Se está pensando em abrir uma lavanderia não deixe de criar uma oferta de assinatura para fidelizar seus clientes.

  • Flores

Escritórios e estabelecimentos comerciais que usam flores para alegrar o ambiente são cliente potenciais para assinatura de arranjos flores que não duram pra sempre e precisam ser repostos. Se você já possui uma floricultura deve adicionar a oferta de assinaturas para esses estabelecimentos.

  • Higiene pessoal

Muito além de laminas de barbear, o mercado de higiene pessoal oferece diversos nichos que podem se tornar clubes de assinatura. A idéia não é ser um supermercado com todos tipos de produtos possíveis, é preciso se especializar em um produto de nicho. Sabonetes artesanais, desodorantes naturais, ou itens veganos são exemplos de mercados onde uma empresa com uma nova proposta pode vencer a concorrência de marcas multinacionais e prateleiras de supermercados.

  • Bijuterias e acessórios

Esse é mais um mercado onde curadores podem se dar bem. As pessoas procuram se inspirar no estilo de outras pessoas. Se você é aquela pessoa que sempre é elogiada pelo seu estilo interessante e único vai conseguir criar pacotes com acessórios descolados sem dificuldade. Depois é só divulgar seu estilo em redes sociais como o Instagram que as pessoas vão te encontrar.

  • Roupas de bebê

Bebês crescem rápido e logo precisam de mais roupas. A dificuldade em um negócio de assinatura de roupas para bebês é acertar o tamanho da roupa, uma vez que as crianças nem sempre crescem na mesma velocidade. Quem conseguir superar esse desafio pode encontrar um mercado que movimenta bilhões todos os anos.

  • Camisetas

Já existem clubes de assinatura que oferecem reposição de camisetas básicas periodicamente. Mas se quiser diferenciar nesse mercado a oportunidade está em camisetas estilizadas com temas que agradam comunidades específicas como gamers, esportistas, cultura pop, etc

  • Meias e cuecas

Para conseguir assinantes de produtos comuns como esses é preciso focar em qualidade e conforto. Quem já se frustou com compras de produtos desconfortáveis e não quer mais correr esse risco é um potencial assinante.

  • Jogos de RPG

No universo geek existe uma infinidade de jogos de RPG e sempre há espaço para um desafio novo. Um clube de assinaturas que ofereça mistérios no estilo escape room para serem resolvidos no conforto de sua casa é uma boa alternativa, mas não se limite a isso. Nessa categoria a criatividade é o limite.

Como saber se meu clube de assinaturas vai dar certo?

A avaliação da oportunidade de negócio de um clube de assinatura é um pouco diferente da avaliação que se faz em um varejo tradicional. Para avaliar o seu clube de assinatura vamos precisar entender alguns conceitos.

Ciclo de vida do cliente é um conceito que vem do CRM – Customer Relationship Management – que busca mapear os estágios que o cliente desde quando ainda está considerando contratar a assinatura, passando pelo estágio de assinante de fato e por último quando deixa de ser assinante. Todo empreendedor de clube de assinaturas deve conhecer o ciclo de vida de seus clientes.

Lucro por cliente  é a previsão do valor que cada cliente vai dar de retorno ao longo de todo o ciclo de vida. O primeiro passo para calcular o lucro por cliente é saber qual o custo de cada pacote entregue para o cliente. No calculo do custo do pacote enviado não esqueça de incluir o custo dos produtos do pacote, frete, embalagem e impostos. Subtraia o custo do pacote  do valor da assinatura e você terá o lucro por mês por cliente. Depois disso basta multiplicar o lucro mensal pelo tempo de vida médio, ou seja, número de meses que o cliente permanece como assinante, para obter o valor do lucro por cliente. O mesmo cálculo vale para assinatura de serviços que não envolvem o envio de mercadorias.

Custo de aquisição é o valor que deve ser investido em marketing para conquistar um cliente novo. Para calcular o custo de aquisição divida o orçamento mensal de marketing pelo número de assinantes novos resultantes as ações de marketing daquele mês. Por exemplo, se foi investido R$100,00 em marketing para conquista 2 clientes novos o custo de aquisição é igual a R$100,00/2=R$50,00.

Pronto agora já é possível avaliar se vale a pena continuar investindo em seu clube de assinatura.

Se o Lucro por cliente for maior que o custo de aquisição o seu negócio é promissor e vale a pena continuar investindo em marketing para captar novos clientes.

Clubes de Assinatura de Sucesso

Wine.com.br

Empresa nascida no Espírito Santo onde ainda mantém sua sede. Hoje, a empresa está entre os gigantes do comércio eletrônico, com mais de 2 mil rótulos em seu catálogo e ganhou como sócio, recentemente, ninguém menos que Abílio Diniz, que investiu na companhia através da Península Participações.

Clube de Assinaturas que começou vendendo vinhos e mais recentemente se expandiu para cervejas e cápsulas de café. Em 2013, a Wine viu uma oportunidade de diversificação e pagou cerca de 2 milhões de reais pelo controle da Have a Nice Beer, um clube online de cervejas especiais que então faturava 3,5 milhões de reais.

O Clube Wine, em 2018, possuía 140 mil membros. É o maior clube de assinaturas do país. Além da tradicional assinatura de vinhos o Wine.com.br oferece um clube de vantagens chamado Wine Prime. Quem assina o Wine Prime por R$14,90 ao mês (plano anual) e desfruta de 15% de desconto em todos os produtos do site, entrega gratuita com prazos diferenciados e tem acesso a promoções e ofertas exclusivas.

O ClubeW, seu clube de vinho, tem cerca de 115 mil assinantes que pagam mensalidades entre 74 e 274 reais por mês para receber em casa vinhos selecionados.

Glambox

O clube nasceu em 2012 e foi fundada por Paola de Orleans e Bragança, que é membro da Família Real do Brasil.Em 2018, o fundo Rising Ventures anunciou a aquisição do clube de assinaturas digitais de cosméticos femininos. O Glambox é o maior clube de assinaturas de cosméticos da America Latina.

A Glambox é uma dos clubes de assinatura mais conhecidos e oferece uma caixinha com contendo de 5 a 7 produtos produtos de beleza, com foco em maquiagem e cuidados com o corpo, enviando para os assinantes opções de novas marcas e produtos. O clube oferece produtos de acordo com o perfil de cada assinante que incentivado a responder perguntas sobre suas preferências. Além das caixas mensais, a Glambox ainda tem a SuperBox, que são caixas sazonais vendidas avulsas.

O preço atrativo dos pacotes é fruto de parceria com empresas de cosmético e produtos para cabelo oferecem gratuitamente os itens e esperam receber de volta avaliações feitas por gente que de fato usou o produto. Empresas como Natura, O Boticário, bareMinerals, MAC, Clinique, L’Occitane, La Roche-Posay, Maybelline, Quem disse, Berenice?, Amend e Eudora são algumas das mais de 400 marcas

Leiturinha

Aos 37 anos, Rodolfo Reis, fundou em 2014 o clube de assinatura de livros infantis Leiturinha. Em 2016 a empresa recebeu investimento e agora faz parte do grupo Movile (dono do iFood). Hoje o clube de leitura já conta com 150 mil assinantes.

São 5,1 mil cidades atendidas, mais de 1,5 milhão de livros enviados desde o início da empresa, além de 200 editoras renomadas no Brasil e no mundo sendo apresentados para as famílias.

O clube tem pacotes com um ou dois livros por mês e ainda, uma surpresa — seja brinquedo pedagógico, seja atividade educativa — voltada a um público que vai até os 10 anos de idade.

O cuidado com a embalagem e a curadoria são os diferenciais do clube. Uma equipe de curadoria e de conteúdo composta por 20 especialistas nas áreas de psicologia, pedagogia e desenvolvimento infantil auxilia no garimpo das obras. Mais de 8 mil publicações já foram avaliadas pela equipe do Leiturinha.

Site do Ovo

Criado por Leonardo Araújo que se inspirou no carro do ovo, o Site do Ovo nasceu em Salvador – BA, em maio de 2017. O site do ovo já atende 13 cidades e busca expandir sua área de atuação através de franquias.

No site do ovo o assinante pode escolher entre ovos brancos, vermelhos, caipira, orgânico e ômega 3, além de ovos de codorna, oferecemos as opções de entrega semanal, quinzenal ou mensal.

Diferente de produtos não perecíveis, a assinatura de ovos tem o desafio de logística que limita a expansão do negócio para todo o Brasil. Essa restrição regional e o sucesso do Site do Ovo atraiu novos empresários de outras regiões como o Top Ovos que atua em Curitiba e a Ovos Mantiqueira que recentemente iniciou a operação de assinatura de ovos no Rio de Janeiro.

Petite Box

O carioca Felipe Wasserman é formado em administração fundou em 2013 o Petite Box. Wasserman viu na preocupação das mães em oferecer os melhores produtos para seus filhos a oportunidade de montar o clube de assinaturas.

Wasserman conseguiu montar um negócio com preço acessível. O valor somado dos produtos na caixa é cerca de 30% maior do que o valor da assinatura. A Petite Box consegue ser lucrativa mesmo com esses preços reduzidos pois conta com parcerias de grandes empresas que cedem os produtos em troca de nosso serviço de divulgação para um público seleto. É como se os fornecedores estivessem contratando um serviço de marketing e pagando com produtos em vez de dinheiro.

Felipe lembra que as pessoas querem ter uma boa experiência, além da qualidade do produto. A preocupação em oferecer uma boa experiência com o um ótimo atendimento foi fundamental para o crescimento da empresa. Cada caixinha é preparada com atenção e carinho para tornar o momento ainda mais inesquecível.

Plataforma tecnológica para Clubes de Assinatura

WordPress é um software livre que pode ser baixado gratuitamente em wordpress.org. Originalmente destinado para construção de blogs, a tecnologia wordpress se tornou tão popular que hoje é usado por grandes empresas para criar sites completos de diversos segmentos, inclusive lojas virtuais e clubes de assinaturas. Sua popularidade vem em grande parte da capacidade de estender suas funcionalidades através de de plugins. Um site wordpress possui originalmente recursos de um blog, mas com a instalação de um plugin pode ganhar todos os recursos de um clube de assinatura.

Atualmente cerca de 30% de todos os sites da internet foram feitos usando wordpress e essa fatia não para de aumentar. É muito fácil encontrar uma empresa ou profissional que ofereça serviços profissionais de criação de site usando wordpress.
Caso sua opção para criar um site de clube de assinatura não foi wordpress, é provável que vai continuar dependendo de um site wordpress para hospedar o blog profissional de sua empresa. Toda empresa precisa de um blog. Porque não economizar tempo de dinheiro escolhendo uma única plataforma tecnológica que pode fazer tudo que precisa?

Plugin WordPress para Clube de Assinatura

Da mesma forma que se instala um app no celular é possível instalar plugins em um site WordPress. O plugin de clube de assinaturas desenvolvido pela wpplugins.dev transforma o site em um sistema de captação de clientes e gerenciamento de assinaturas.

Plugin Clube Assinatura - passos contratacao

Passos da Contratação de um pacote de assinatura com cálculo de frete

cadastro de planos do clube de assinatura

Cadastro de Planos do Clube de Assinaturas

Integração do clube de assinaturas com pagseguro

Integração do Clube de Assinaturas com o PagSeguro

Cadastro de assinantes do clube de assinaturas

Cadastro de Assinantes do Clube de Assinaturas

faturas do clube de assinaturas

Controle de pagamentos recorrentes do clube de assinaturas

 

Cobrança Recorrente Integrado com PagSeguro

PagSeguro garante que a coleta do número do cartão de crédito seja feita de forma segura. O número do cartão é a informação mais sensível no processo de pagamento pela internet. O trabalho do PagSeguro é transmitir do número do cartão de crédito de forma criptografada e armazená-lo em lugar seguro.

Além de viabilizar o pagamento via cartão de crédito, o PagSeguro também oferece outra modalidade de pagamento muito popular no Brasil, o Boleto Bancário. Não é difícil encontrar pessoas que preferem pagar suas cobranças por boleto bancário. Programar o pagamento dos boletos a vencer de fato impõe ao orçamento pessoal uma forma mais rígida de controle.

Um clube de assinatura estaria perdendo uma parcela representativa dos clientes ao recusar boleto bancário para o pagamento da mensalidade. As cobranças recorrentes enviadas por e-mail devem conter todas opção de pagamento, inclusive boleto bancário.

PagSeguro se tornou uma marca conhecida no mercado. O alcance da marca alcançada através de um bom produto e uma boa estratégia de marketing é algo positivo. Associar o seu clube de assinatura ao PagSeguro assegura credibilidade ao seu negócio.

Não precisa nem de maquininha para criar uma conta e receber pagamentos online no PagSeguro.

2020-04-29T17:20:14-03:00

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Sobre o Autor:

Especialista em desenvolvimento de produtos web e, com sua experiência em processos de negócios online, realiza consultorias e redesenha processos em diversos nichos de mercado, além de elaborar estratégias para o marketing digital e redes sociais.

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